domingo, 1 de março de 2009

F1 2009

Há! A Fórmula 1 sobreviveu à crise. Pelo menos, a maior parte dela... a Honda, por enquanto, dançou mesmo. Ainda existem rumores de sobrevida e aguardam-se novidades. Mas pelo jeito, se voltar, não será com Rubinho Barrichello do Brasil, mas com Bruno Senna do Brasil, o sobrinho.
A maioria dos carros já foram apresentados, faltando apenas a Toro Rosso (time B da Red Bull) e a interrogação Honda.
Para quem acompanhou a categoria no ano passado, as mudanças mais visíveis nos carrinhos são a volta dos pneus slick e a diminuição do aerofólio traseiro. Além disso, a maior novidade é o tal do KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética). Neste vídeo você pode ver o próprio Felipe Massa do Brasil (honorável campeão por 10 s em 2008) explicando as mudanças de forma bem simples. Nada terrívelmente técnico como o texto sobre "Ajustes Aerodinâmicos" que eu fiquei lendo ontem à noite para tentar explicar melhor as novidades. Quem sabe durante o ano eu me arrisque mais nessa parte...
O objetivo maior dessas mudanças é facilitar as ultrapassagens, porque pudemos ver em algumas corridas do ano passado que o negócio estava brabo. Porém, só na prática poderemos ver se deu certo, pois como dizia o poeta, "treino é treino, jogo é jogo". A primeira corrida será na Austrália, 26/03, às 3 da manhã, horário zumbi de Brasília.
O meu objetivo maior esse ano é fazer estas corridas on-line, como o GP Brasil do ano passado. Quem curte, continue por aqui e quem ainda não curte as corridas, give F1 a chance!
*
Os brinquedos.
*
Em tempo, uma outra novidade é que as equipes estão pedindo aos pilotos para ficarem mais magrinhos, por conta do KERS. Em números :
AK (antes do KERS)
Peso mínimo dos carros : 605 kg.
Peso médio dos carros : 500 kg.
Peso médio dos pilotos : 59 a 74 kg.
Peso que sobrava : 46 a 31 kg, usado à vontade pelas equipes para melhorar o equilíbrio do carro, dependendo da pista (com a distribuição de blocos de metal no chassi).
DK (depois do KERS)
Peso mínimo dos carros : 605 kg.
Peso médio dos carros : 500 kg.
Peso do KERS : 28 kg (o mais leve).
Peso médio dos pilotos : 59 a 74 kg.
Peso que sobrará : 18 a 3 kg.
*
Nessa brincadeira de soma/diminui, Massinha levou vantagem por já ser pequeno e leve. Já Kubica, com seus mais de 1,80, imagine...
Por conta disso, um dos ídolos desse blog, Kimi Raikkonen, não está mais living la vida loca. Para ficar mais fininho, abandonou até um de seus hábitos mais tradicionais (/luto). Mas gente, como vão fazer no pódio? Vão trocar o champagne por ÁGUA e barras de cereal light? Ficadúvida.
*
Secando para vencer : estrelando, os pilotos da F1.
*
Finalmente, a lista dos protagonistas magrelos desta temporada :
*
McLaren (o prateado)
1. Lewis Hamilton
2. Heikki Kövalainen
Ferrari (o vermelhinho)
3. Felipe Massa
4. Kimi Räikkönen
BMW Sauber (o mais branco que azul)
5. Robert Kubica
6. Nick Heidfeld
Renault (o carro do McDonalds)
7. Fernando Alonso
8. Nelson Piquet
Toyota (o branco e vermelho)
9. Jarno Trulli
10. Timo Glock
Toro Rosso (cadê?)
11. Sébastien Buemi
12. Sébastien Bourdais
Red Bull (o azul que te dá asas)
14. Mark Webber
15. Sebastian Vettel
Williams (o mais azul que branco)
16. Nico Rosberg
17. Kazuki Nakajima
Force India (parece a bandeira da Irlanda)
20. Adrian Sutil
21. Giancarlo Fisichella
Honda (oremos)
*

"Só emagrecendo uns 3 kg é que vou ficar bem naquele macacão ridículo..."

3 comentários:

Semiramis disse...

Aeeeee... trabalhou hein? HAHAHAHAHAH

Alexandre disse...

Vão ter que comemorar com Sidra Cerezer. rs

E o Nakijima voltou? É o original ou algum filhote? Esqueci o primeiro nome dele.

E tomara que essas alterações surtam algum efeito.

Aline-NC disse...

O Kazuki Nakajima é filho do ex-piloto Satoru Nakajima. Mas ano passado ele já estava, tudo bem que não foi um sucesso, mas tadinho... hehehe

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails