terça-feira, 17 de março de 2009

Ao vencedor

Número de vitórias determinará campeão em 2009
Em mudança radical, piloto que somar mais pontos não levará título
O número de pontos não valerá mais para definir o campeão da F-1 em 2009. O Conselho Mundial da FIA decidiu que o título ficará com o piloto que mais vencer corridas na temporada.
No encontro, realizado nesta terça-feira em Paris, na França, o Conselho decidiu acatar a sugestão da FOM (Formula One Management), liderada por Bernie Ecclestone, de entregar a taça ao maior vencedor do ano, mas sem utilizar o sistema de medalhas.
Já a proposta da Fota (Associação das Equipes de F-1), de alterar os pontos dos três primeiros colocados de 10, 8 e 6 para 12, 9 e 7, respectivamente, foi rejeitada pelo Conselho.
Sendo assim, a forma de decisão do campeonato se inverte: até o ano passado, o número de vitórias serviria de desempate caso dois pilotos empatassem em número de pontos; agora, os pontos servirão para determinar o vencedor apenas quando os competidores empatarem em número de vitórias.
Já em relação ao resto das posições do campeonato, do segundo até o último lugar, o procedimento continua o mesmo dos últimos anos: os pontos determinarão as posições finais da tabela de classificação. O campeonato de equipes também não será alterado.
Se a mudança tivesse sido implementada no ano passado, por exemplo, Felipe Massa teria sido o campeão, mesmo com um ponto a menos que Lewis Hamilton, mas com uma vitória a mais (seis contra cinco).
(Fonte : Tazio).
*
Além da volta dos que não foram, Rubiiiiinho Barrichello do Brasil e equipe Honda - agora, Brawn GP - a F1 vem com mais essa novidade. Creio que seja para estimular a briga pela vitória e parar com aquela "administração de resultado", que acontece mais pro fim da temporada. Imagina essa regra em outras épocas? Quantos "Hoje nããão, hoje sim... hoje sim?" não teríamos?
Aliás, o dia do Fico de Rubens acabou por adiar o lançamento de seu livro bombástico que contará tudo o que aconteceu na corrida da Áustria/2002 e em toda a sua trajetória ferrarística. Aguardamos ansiosos.

2 comentários:

Semiramis disse...

Vixe... será que ele terá coragem de publicar esse livro? Tenho dúvidas...

Alexandre disse...

Parece que a nova Honda tá com um carro "corrível" né? E do que vi de leve no noticiário, a Ferrari saiu (bem) na frente da McLaren esse ano.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails