domingo, 5 de abril de 2009

Arriando o molho

rain010507

GP maluco da Malásia, chuva tropical, prova interrompida.
Logo mais voltamos com o final da história.
*
(aproveitando o mesmo post, 8:11)
Acabou. Ficamos mais de 50 minutos esperando os senhores da sala de computadores bonitos tomar a sensata decisão de encerrar a prova após 33 voltas (de 56 previstas). Tá na cara que essa demora toda foi para atender algum intere$$$$$$e, que não era nem o do público nem o de pilotos e equipes. Ridículo.
Mas vamos à prova desde o começo. Na verdade, antes mesmo de a chuva cair, a maior preocupação já era a pista molhada. A dúvida era apenas o “quando”.
Quem mora em país tropical sabe, fim de tarde é a hora da pancada de chuva. Para não fazer os europeus acordarem mais cedo para ver a corrida, o GP da Malásia começou às 17 horas (local), correspondente às 11:00 no Velho Continente, duas horas mais tarde que o tradicional. Assim todo mundo pode ir para a missa sossegado. NOT.
A corrida estava bem movimentada quando começaram as primeiras trocas de pneus e, mais uma vez, a Ferrari deu um show. Show de comédia, claro. Com a pista seca e as nuvens pretas no céu, a equipe decidiu colocar pneus intermediários no carro de Kimi. E não choveu, pelo menos por algumas voltas depois. Como o próprio finlandês disse pelo rádio, seu pneu ficou destruído. Mesmo com todos os pilotos à sua frente tendo que entrar nos boxes quando os primeiros pingos chegaram, Kimi ficou lá atrás. FAIL, Ferrari.
A partir daí foi um entra-e-sai dos boxes, trocando de pneu intermediário para pneu de chuva intensa. Troca de posições daqui e dali, não dava nem para acompanhar quem estava em que posição.
Finalmente chegou a chuva prevista, com a intensidade que esperavam. Entrou o safety-car na pista e em poucos minutos ficou impossível de guiar. Bandeira vermelha, prova interrompida. Neste momento, o líder era mais uma vez Jenson Button, que chegou a perder posições na largada, mas se recuperou bem, voltou ao primeiro lugar e não saiu mais. Não foi molezinha como na Australia, mas o Brawn ainda é o carro a ser batido, sem dúvida.
Daí em diante valeu apenas para ver algumas cenas curiosas, como Ross Brawn, dono de equipe, carregando carrinho de pneus pelo meio da pista, como se fosse um empregado normal; os pilotos, por sua vez, nem carregavam seu próprio guarda-chuva, lá ia atrás deles o estagiário de mecânica da equipe (suponho) protegendo as moças da chuva; e uma das melhores cenas EVER : enquanto os pilotos ficavam na expectativa dentro de seus macacões encharcados, Kimi Raikkonen já havia abandonado a prova e, de bermuda e chinelo, desfrutava de um belo sorvete de chocolate nos boxes. Eu coração você, Kimi.
Outra cena curiosa foi quando um emputecido Massa berrou com seus companheiros de Ferrari para lhe trazer uma viseira nova, a ponto de a pessoa da equipe no rádio pedir calma ao brasileiro. Só para comparar, mais perto da decisão final da prova, Nick Heidfeld perguntou solicitamente para a equipe se poderia, por favor, trocar a viseira. Parece que o clima na Ferrari é mesmo de chuvas e trovoadas constantes.
Às 7:53, depois de todo mundo ter faturado o seu, finalmente encerraram a prova. Segundo o regulamento, como foi completado menos de 75% da corrida, os pilotos ganham metade dos pontos. Assim, Button ficou com 5, Heidfeld com 4 e Glock com 3 (dois pilotos que acertaram nas apostas de troca de pneus do tipo certo, no momento certo). Trulli, o quarto, que ganharia 5 pontos, ficou com 2.5, ou seja, poderemos ter um campeonato decidido por 0.5 ponto neste ano. Se bem que, se a Brawn e seu pretty Button continuarem assim, nem vamos precisar fazer muita conta…
E nem vou falar nada de Amilton ou Massa, esse ano eles não são mais protagonistas. Dá uma olhada na classificação pra ver onde eles terminaram e tá bom demais.
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Classificação final – até a 31ª volta
malasia_def
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 1238930426
 1238931049 1238931043

Pretty Button, Quick Nick e Glock à la Riquelme : agora tirem esse macacão e vão tomar um chá quente para não pegar resfriado!
 
(Fonte e Fotos : Grande Premio, Blog do Capelli, F1.com e Motorsport-total.com).
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UPDATE : Mudei o quadro do resultado final para um personalizado. É uma versão beta, estamos aperfeiçoando :)

3 comentários:

Alexandre disse...

No quesito regulamentos a F-1 tá uma bagunça, hein? Nunca soube dessa de distribuir os pontos pela metade.

Semiramis disse...

Também não sabia dessa... e a Ferrari hein? Brawn deve está dando risadas...

Cristina disse...

Gostei do quadro personalizado. Parabéns!

(tinha postado c/ o login errado, sorry)

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